Você sabia que existem mais de 2.000 motivos que podem causar a perda dos fios? Má alimentação, falta de nutrientes, doenças autoimunes, disfunção hormonal, higienização inadequada, pós-parto e muitos outros motivos entram nessa lista.
E sabe quem pode te ajudar a identificar o real motivo pelo qual você está literalmente perdendo os cabelos? Um tricologista.
O que é Tricologia?
A tricologia é um ramo da dermatologia cuja especialidade é o estudo de tudo relacionado à saúde do couro cabeludo e dos fios. O tricologista é quem diagnostica e trata as causas das condições que alteram a estrutura e o aspecto dos fios, como a dermatite seborreica, queda, quebra, infeções ou fungos. É algo que vai muito além da estética.
Um tricologista que consegue um diagnóstico para um distúrbio sério, ainda na fase inicial, é capaz de dar ao paciente condições para que o mesmo faça o tratamento específico e volte a ter qualidade de vida.
Quando devo procurar um tricologista?
Quando você quiser, não precisa estar com algum problema para agendar a consulta. É recomendado passar com o tricologista pelo menos uma vez ao ano, mas existem alguns pontos de atenção pra você agendar uma consulta o quanto antes, como por exemplo:
• Para tratar a queda e afinamento capilar
A queda de cabelo é um dos motivos que mais levam as pessoas a procurarem um tricologista. O profissional é capaz de avaliar o problema, diagnosticar a causa da queda ou do afinamento e indicar o melhor tratamento. Assim, é possível minimizar ou mesmo reverter a condição.
• Para analisar oleosidade excessiva nos fios
As mulheres que têm cabelo muito oleoso também podem procurar um tricologista para tratar a questão. Nesse caso, é possível orientar sobre os hábitos que podem causar o problema, entender a causa para o excesso de oleosidade e receitar fórmulas especiais para a limpeza do cabelo.
• Para tratar infecções e inflamações no couro cabeludo
Se você tem infecções ou inflamações no couro cabeludo que causam coceira ou vermelhidão, o tricologista também é o profissional certo para procurar. Ele pode determinar se o problema é causado por fungos ou doenças como psoríase e foliculite, receitando o melhor tratamento.
• Para amenizar ou curar caspa e descamações recorrentes
Quem tem caspa ou descamação recorrente no couro cabeludo costuma ter muito incômodo. Ainda bem que isso pode ser tratado com a ajuda de um tricologista. O médico é capaz de avaliar cada caso, investigar as causas e indicar o melhor tipo de tratamento para acabar com o problema.
• Para investigar alergias a produtos
As reações alérgicas também causam coceira e vermelhidão no couro cabeludo e podem ser provocadas pelo seu shampoo ou outro produto de limpeza ou tratamento capilar. O tricologista pode determinar qual componente causou a alergia e ajudar a tratar o problema.
Quais exames um tricologista faz?
- Anamnese: tudo começa aqui, nesta “entrevista” na qual o especialista identifica tudo que puder no histórico do paciente e assim, saber quais outros exames solicitar. Perguntas sobre doenças familiares, tratamentos já realizados, cosméticos e ou medicamentos em uso e fatores emocionais são algumas das questões abordadas nesse exame.
- Tricograma: Esse exame analisa microscopicamente o cabelo por meio de uma amostra de 50 a 100 fios de uma área específica do couro cabeludo. Para realizá-lo, é necessário ficar cerca de 8 semanas sem aplicar químicas e fazer uso de prancha, além de precisar ficar de 3 ou 4 dias sem lavar os fios.
- Tricoscopia: Nesse exame é usado um equipamento chamado fotovideodermatoscópio, o qual tem uma câmera com zoom capaz de aumentar entre 20 e 70 vezes a visão do cabelo e do couro cabeludo e assim, identificar algumas condições possíveis.
- Mineralograma: Esse exame investiga a presença de minerais no organismo, pois a intoxicação por metais pesados também pode causar problemas capilares. Cerca de 30g a 50g de cabelo é retirada da região da nuca, pela raiz e, analisado em laboratório especial.
- Biópsia do couro cabeludo: Esse exame é como qualquer outro tipo de biópsia. Uma pequena parte da pele do couro cabeludo é retirada e encaminhada para análise em laboratório.
Saúde capilar importa
Seu cabelo é um importante mensageiro de que algo no seu organismo não está funcionando como deveria. Isso por que a sua saúde mental e física impactam diretamente na sua saúde capilar, gerando alguns problemas, como os citados acima. Saúde capilar importa.
contato@dragabriellisaab.com / Telefone: 11 3744 1374