Calvície e Transplante Capilar – Quando é indicado o transplante?

A calvície é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Embora existam vários tratamentos disponíveis, muitas pessoas optam também por realizar um transplante capilar para restaurar o cabelo perdido.

Mas afinal, quando é indicado um transplante de cabelo? Essa é uma questão que muitos pacientes se perguntam.

Vamos começar entendendo um pouco sobre os Graus da Calvície.

Graus da Calvície

Alopecia Androgenética, também conhecida como calvície, trata-se da queda de cabelos geneticamente determinada, onde em cada ciclo do cabelo, os fios passam a vir progressivamente mais finos, até chegarem ao ponto de cair E NÃO TEREM MAIS FORÇA PARA CRESCER.

Segundo a escala Norwood-Hamilton, existem até sete graus ou níveis de calvície que vão desde a perda mínima de cabelo (tipo I) até ao grau mais grave (tipo VII).

– GRAU I
O primeiro grau da alopecia são as denominadas “entradas”, presentes na parte frontal (superior da testa). São quase imperceptíveis e torna-se mais comum após os 40 anos.

– GRAU II
As “entradas” estão mais acentuadas na parte frontal da cabeça, no entanto ainda é pouco perceptível. Para os pacientes que se sentem incomodados, podemos iniciar o tratamento clínico e também pensar
no transplante capilar.

– GRAU III
O momento em que há perda acentuada dos fios principalmente na parte superior da testa, com algumas rarefações se estendendo ao longo do couro cabeludo. Neste ponto são indicados os tratamentos clínicos e o transplante capilar, evitando a progressão da calvície.

– GRAU IV
O quarto estágio é mais delicado que os anteriores, pois os cabelos já não estão presentes em praticamente todo o couro cabeludo, somente na parte parietal (parte superior da cabeça). O tratamento que já se faz necessário na maioria dos casos, é o Transplante Capilar, mantendo sempre a associação com o tratamento clínico para evitar a progressão.

– GRAU V
Este grau é um avanço do tipo IV, apresentando áreas maiores de rarefação no couro cabeludo. Dificilmente um jovem abaixo dos 30 anos está no quinto grau. O Transplante Capilar é indicado, sendo antes necessário a avaliação da área doadora,

– GRAU VI
Neste momento, apenas as regiões temporais e occipitais (região externa da cabeça, que liga as duas orelhas, circundando a base do couro cabeludo), ainda contém fios. O tratamento, nesse estágio, é apenas para manter os cabelos e pode ser um aliado para o Transplante Capilar, maturando e deixando saudáveis os fios que ainda restam.

– GRAU VII
Estágio final e mais avançado no qual apresenta apenas 20% do couro cabeludo preenchido por fios. O avanço da alopecia da região occipital para a região frontal (da base à região externa) se acentua e poucos fios se mantêm na cabeça. Quando o paciente está nesse grau, apenas tratamentos específicos podem contribuir para que o Transplante Capilar tenha resultados satisfatórios.

O Transplante Capilar pode prevenir a Calvície?

O transplante capilar é uma excelente solução para aqueles que se incomodam com a calvície. Uma vez realizado, os fios que foram implantados estarão sempre ali porém os fios que restaram, ainda carregam a carga genética da Alopecia Androgenética.

Portanto é importante, mesmo após o transplante de cabelo, manter o tratamento clínico associado, com as medicações específicas conforme a necessidade de cada paciente.

 contato@dragabriellisaab.com / Telefone: 11 3744 1374